top of page

Porque Sustentabilidade Humana

Falar de Sustentabilidade Humana é considerar que a Saúde Mental  está diretamente atrelada aos direitos e necessidades básicas para uma vida com mais qualidade e felicidade. Para tanto, é imprescindível desenvolver constantemente os recursos internos que ampliem nosso repertório emocional e nossa capacidade de auto regulação na vivência de todas as relações e desafios decorrentes de uma vida.

FP_2010_051_01289_5DII.jpg

Quanto mais sustentável uma pessoa se torna consigo mesma, num estado de menos dependência, mais força e maior felicidade, mais são as possibilidades de transformação e conquistas em sua vida. Mais aumenta sua vontade de viver e sua potência de existir. Em conseqüência, mais capaz ela será de manter e alimentar boas práticas, boas relações e contribuir com o equilíbrio dos ambientes nos quais está inserida, sendo assim, parte importante da sustentabilidade de um todo.

 

Apostamos na importância de sustentar-se emocionalmente e emponderar -se do entendimento de si mesmo, de sua natureza interna, como forma de alcançar uma maior consciência e introjeção de conceito e de praticas de cuidado consigo mesmo e com as relações estabelece.

 

Almejar um mundo mais sustentável passa também pela nossa capacidade de desenvolver um caminho de sustentabilidade humana, emocional, com aprimoramentos internos fundamentais para nossa mudança de perspectivas, nosso entendimento de pertencimento do todo e nossa capacidade de protagonizar as mudanças que almejamos no mundo.

O que mais queremos provocar

Nosso trabalho é facilitar processos de (re)conhecimentos de si, de mudanças de olhares, de sentidos e de perspectivas.

Y63A8549.jpg

Queremos provocar afloramentos humanos, alimentar construções simbólicas, despertar sonhos acabrunhados, abrir frestas, desengatar freios, provocar encantamentos, acender  faíscas, impulsionar desejos e potencialidades, despertar o melhor de si.

Queremos provocar pessoas a olharem para si de outras formas, num lugar mais íntimo, nos cantos que escondem os nós.

 

Queremos provocar as pessoas a olharem para o outro ao seu lado num lugar mais sutil de compreensão e valorização das diferenças que nos permeiam.

Queremos provocar mudanças na percepção e na tomada de consciência das pessoas sobre a implicação pessoal na manutenção da própria vida, na construção do próprio espaço, na criação de saídas para os próprios problemas.

 

Queremos provocar processos participativos e de fortalecimento de autonomia. Despertar empoderamento e protagonismos. Colaborar em co-construções de soluções criativas para os problemas coletivos e compartilhados.

Como nascemos

AFLORA nasceu de um encontro de muitos afetares. Envolto pelas montanhas da Mantiqueira que nos abraça de encantamentos, ao mesmo tempo que nos impõe limites para nossas vistas, nosso corpo e nossa mente.

Nesse encontro trocamos profundidades da alma, mergulhamos nas faltas que nos revelam inúmeras frestas, nos desejos que nos escapam, nas ambivalências dos afetos que nos transbordam, na inquietude por mudanças que nos movimenta.

Nessa constante observação de si, nos ajudamos mutuamente a (des)construir paradigmas e narrativas. A distinguir e desatar os próprios nós que apertamos no decorrer das nossas vidas.

Nos dispomos uma para a outra como espelho, como reflexo, como braço, como remo, como sopro, como coragem, como colo, como arte, como retrato. Alinhavando nossas vidas, nossas reflexões sobre nós mesmas, sobre o outro e sobre o mundo, e sobre os infinitos afetares que nos atravessam nessa profusão de acontecimentos, sentires e quereres.

O negócio AFLORA passou por um tempo de incubação, emaranhado ao nosso próprio processo individual de TORNAR-SE permanentemente. Por meio do que buscamos em nós, fomos construindo uma proposta de trabalho que possibilite com que outros, também busquem em si. Algo que compreendemos como primordial para o bem viver.

Aprimoramos conhecimentos, decantamos entendimentos, acolhemos intuições. É nesse caminho que a AFLORA segue no fluxo permanente do DEVIR. Com o propósito de facilitar processos de AFLORAMENTOS HUMANOS, com impactos potentes ao mesmo tempo que sutis, com resultados concretos ao mesmo tempo que imensuráveis. 

 

Acreditando na importância de percorrer o corpo, a imagem, o movimento, a emoção e a palavra como caminhos de transformação pessoal e do mundo que queremos construir.

bottom of page